terça-feira, 30 de agosto de 2011

A partida...

Olá,

Para aqueles que ainda não sabem, perdi meu pai nesse último dia 21/08.

Ele descobriu que estava com câncer no pulmão, há um mês, exatamente dia 22/07, data em que ficou internado.

Foi um mês muito difícil para mim e todos da minha família. Só para situar, eu tenho mais dois irmãos (uma mulher e um homem).

Passamos o mês inteiro no hospital. Eu tirei, inclusive, minhas férias para poder ficar com o meu pai no hospital e revezar entre os meus irmãos e minha mãe. Melhor decisão que tomei. Vou agradecer até o fim dos meus dias por ter feito desta forma.

Tudo foi muito repentino e rápido. Mal tivemos tempo de assimilar as coisas. Para nós, ruim, não só pelo choque, mas pelo pouco tempo com ele (um mês) e pela perda. Para ele, meu pai, uma benção. Afinal, acredito que se ele não ficou sofrendo muito tempo com essa doença, é porque tinha merecimento. E como essa doença castiga!!!

Por pior que fosse, consegui ter ótimos momentos com ele e para mim, isso foi muito importante (essencial). É, poder estar ao lado dele, nessa fase tão difícil, foi essencial na minha vida. Ele viu e sentiu como é amado e importante para nós (embora soubesse). Praticamente paramos a vida, só para estar com ele (eu, meus irmãos e minha mãe).

Meu pai era um homem de poucas palavras, mas tive ótimas conversas com ele esses últimos dias (ainda que resumidas, bem significativas). Sem contar à cumplicidade que se formou.

Na doença, enxergamos a fragilidade humana, não só de quem está doente, mas de quem ama o doente. Dividimos muitas coisas (nós e ele) nesse último mês, muitas delas tristes e sofridas. Porém, muitas coisas boas. Tivemos um excelente dia dos pais. Muito especial.

Exerci muito a humildade e a dedicação, não só pela situação do meu pai, mas porque vi muitas coisas, muitos doentes, muitos morrendo, famílias sofrendo. Só que em meio a tudo isso, vi muita união de todos. Fizemos amizades com os parentes de outros doentes, sorrimos juntos, choramos juntos, compartilhamos a dor, nós com eles e eles conosco.

Não tem sofrimento maior do que saber que uma pessoa que amamos está morrendo, principalmente, quando ela, no seu íntimo, também sabe disso. Não há palavras que cabem e que consolam. Não há o que dizer, só o que fazer, isto é, estar ao lado, dando força. Aliás, a única coisa que cabe dizer, na minha opinião é, eu te amo e isso eu disse infinitas vezes. 

Superar a dor? Eu acredito que não. Penso que apenas arrumamos forma de continuar a vida, em que pese à existência da dor.

O que consola? As lembranças boas, os ensinamentos bons, que ele não sofreu muito e que com certeza está em um lugar infinitamente melhor, onde não existe doença, dor e sofrimento.

Em meio a tudo isso, eu ainda descobri que estou grávida. Fiquei sabendo disso no dia 20/08 e meu pai faleceu dia 21/08. É, muitooooo complicado, mas isso é uma outra história.

Um conselho? Bom, por tudo que vi, por todas as leituras a respeito e pelo que conversei com médicos, o câncer, hoje em dia, não é mais condenação de morte. Muito pelo contrário. Porém, exames de rotina (periodicamente) são fundamentais. O câncer descoberto no estágio inicial é totalmente passível de cura e tratamento.

Arrependimentos? Sim, um. Sempre achamos que teremos o amanhã pra dizer ou pra fazer algo ou que teremos o próximo mês, o próximo ano. Meu arrependimento é de não ter me tocado que nada é eterno, inclusive, ou principalmente, as pessoas.     

De fato, a morte e a vida, ambas, são misteriosas.

Sei que ele (meu pai) está em mim e eu estou nele, por toda eternidade.

Vai em paz meu pai amado, meu pai querido.

Beijos e até o próximo post...


5 comentários:

  1. Roberta, não sabia do seu pai! Sinto muito. E impactante a forma como um ciclo se renova! Eu tenho certeza que seu pai a acompanhará nessa nova fase de sua vida. Bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amigo CHORIK.

    Pois é, para mim foi um choque perder meu pai no mesmo final de semana que descobri que estou grávida.

    Sentimentos antagônicos demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Robta ,

    meus sentimentos !!

    ResponderExcluir