quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CANALHAS X CAFAJESTES

Olá!

Na postagem Cafajestes X Bonzinhos, do R. H., há alguns dias atrás, houve um comentário de uma leitora do blog que achei muito interessante.

Esse comentário me fez refletir.

Há, de fato, um terceiro tipo de homem? Os canalhas?




Vejam o comentário:
______________________________________________________________________________ 
“Com todo o respeito ao autor, gostaria de discordar em um ponto.
Claro que concordo em gênero, número e grau com quase tudo o que foi escrito. A coexistência seria o ideal, mas vou discordar apenas porque o termo "cafajeste" ficou um pouco pejorativo.
Na verdade, existem três categorias: os cafajestes, os bonzinhos e os canalhas.
Não tenho NADA contra os cafajestes, mas tenho tudo contra os canalhas. E os cafajestes nem sempre são canalhas. Em uma única frase, a meu ver, canalha é aquele que se faz de bonzinho para atingir seus objetivos. E o pior: nem sempre com as vantagens de um bom cafajeste. Digo vantagens porque um cafajeste (o bom) sabe agradar uma mulher. Aliás, essa é uma de suas maiores preocupações. Parece que é um dom natural.
O canalha me preocupa mais do que o cafajeste, pois deste último sempre sabemos o que esperar ou o que não esperar.
Você SABE com que está lidando. Já o canalha não abre o jogo, não revela suas verdadeiras intenções e faz da conquista uma manipulação covarde e desleal, aproveitando-se dos seus pontos fracos, fragilidades e carências em benefício próprio. Lobos em pele de cordeiro.
Homens, mulher NÃO gosta de sofrer, isso é lenda. Uma lenda machista. Provavelmente disseminada por algum canalha. E até disso o verdadeiro cafajeste sabe. Ele não precisa sugar sua alma. (Mas se você se apaixonar por um cafajeste, que sirva de consolo: a culpa é toda sua...)”
Assinado: A
______________________________________________________________________________ 

Eu concordo com ela. O cafajeste seria o clássico Don Juan. Aquele cara que, embora infiel e mulherengo, encanta a mulher na conquista. Ele sabe tratar uma mulher com romantismo, elegância e ardência. Ele entende da arte da sedução, pois como disse nossa amiga acima, é um dom natural dele. Ele respeita a natureza e a graça de uma mulher.





Agora, o canalha, ah o canalha. O canalha, ele beira a falta de caráter. Ele tem o que há de pior em uma pessoa, a deslealdade.

É, vejam, ser infiel é uma coisa e ser desleal é outra. O cafajeste com certeza é infiel, mas nem sempre desleal.



O cafajeste talvez te faça sofrer por amor, já o canalha pode, de fato, te prejudicar, além de fazer você sofrer.

Ser desleal é ser desonesto, é usar de falsidade, manipulação e fingimento.

Um cafajeste pode até amar a mulher, ou melhor, ele pode até amar todas as mulheres.


Agora o canalha, esse não. Ele não ama a mulher, pois ele não é capaz de amar ninguém, apenas seus próprios interesses e necessidades levianas.









Em minha opinião, há um quarto tipo de homem, aquele que mistura os atributos do bonzinho e do cafajeste, mas é leal e fiel, apenas aquela mulher que ele escolheu para estar do lado.

É aquele que sabe que fidelidade é uma escolha de vida. É aquele que se preocupa em manter e cultivar sempre a mesma mulher e a mesma relação.

Ele tem a medida certa para as coisas, vejam:



  • Ele não gruda, mas também não se afasta;
  • Ele apóia, mas não sufoca;
  • Ele respeita a individualidade da mulher, pois sabe que apenas dois inteiros é que sabem conjugar um verdadeiro, nós;
  • Ele consegue tirar o que há de melhor na mulher;
  • Ele te faz crescer;
  • É romântico, mas não é melado; e
  • É ardente e sedutor, sem ser vulgar.

Às vezes ele até perde o compasso da dança, mas não demora e já está ele novamente, no ritmo certo da dança.

E a recíproca também é verdadeira, há esses quatro tipos de mulheres também.

Só sei que nós mulheres não queremos o bonzinho, sem opinião, pois toda unanimidade é burra, já dizia meu amado Nelson Rodrigues. Também não queremos os cafajestes, pois gostamos de homens que tenham foco e que sejam fiéis.

Muito menos os canalhas. Para estes, desejamos que esbarrem com uma verdadeira mulher canalha e que sinta o sabor do próprio veneno.

Então...viva o quarto tipo de homem.


Ah, vale lembrar que embora você tenha a sorte de encontrar o quarto tipo de homem, sua felicidade depende, exclusivamente de você.  

Beijos e até o próximo post...


17 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! Os três posts se completaram e, enfim, conseguimos definir um pouco mais o universo masculino. Mas, a pergunta que não quer calar: esse 4º tipo de homem existe?
    Alguém aqui já conheceu algum?

    ResponderExcluir
  2. o texto é muito bom, mas discordo de muitos pontos, acho-os até um tanto lúdicos...
    desde quando Cafajeste virou coisa boa? da impressão q é o cara bom de cama - na sua e de toda a vizinhança...
    e o bonzinho, é agora o bôbo???
    Sou mulher, mas vejo aqui surgir a MULHER-TROUXA, ela gosta de ser enganada, ludibriada, traída de vez em quando (desde que ele conte uma lorota boa e faça bem o "serviço") ah, claro, acha que ele vai mudar por sua causa....(clássico)
    Mulher que não se importa ser respeitada, nem que o cara se preocupe com o que ela pensa-sente-age.
    e como disse:"cafajeste talvez te faça sofrer por amor" (hello!!! ele não tá nem aí com vc!),"já o canalha pode, de fato, te prejudicar, além de fazer você sofrer" (qual a diferença? ambos só pensam em si!!!)

    "Um cafajeste pode até amar a mulher, ou melhor, ele pode até amar todas as mulheres." (desculpe de novo, mas é bom rever os conceitos de amor, respeito, liberdade, admiração...)
    Quanto ao 4o tipo de homem... esqueçam todos os tipos...
    Basta um companheiro que se importe com VOCÊ.
    Te ame a ponto de te fazer bem (cuidado c/ armadilha de caras bonzinhos que no fundo te colocam pra baixo todo o tempo).O cara bacana que some pra sua vida.
    Tendo química, é claro, pq sexo é muito importante.
    Haverá dias ruins, mas um ajuda o outro. E pra isso, precisa comprometimento.
    bj
    MC

    ResponderExcluir
  3. Cara anônima,

    acredito que algumas mulheres encontraram sim.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Cara Anônima MC,

    Lendo bem o texto, você verá que em momento algum é mencionado que o cafajeste virou coisa boa. Pelo contrário, ao final eu digo que as mulheres não querem o cafajeste também, além de não querer os canalhas.
    Também não ressalto que a qualidade ou defeito de um bom cafajeste é ser bom de cama. Se você viu o vídeo que eu coloquei do DON JUAN, ele fala muito mais de romantismo do que de sexo.
    O verdadeiro DON JUAN ele trata bem a mulher. Voltando a resssaltar que isso não quer dizer que seja coisa boa um verdadeiro CAFA.

    Apenas diferenciamos que um cafa...é uma coisa e o canalha é outra...

    Quanto ao fato do cafa pensar só nele mesmo, não sei, é questionável. Ele pode ser infiel...mas nao vejo ele de todo egoísta.

    Voltando....nem por isso é o homem que admiro e desejo do lado.

    Não surge aqui a MULHER TROUXA, surge a mulher que reconhece e não se engana com os tipos de homem. Agora, ficar ou não com qualquer um deles, como disse a leitora A, é uma escolha.

    No meu ponto de vista existe sim uma grande diferença entre o cafa e o canalhão. NEM por isso, qualquer um deles serve para se relacionar.

    Quanto o 4º tipo, nada mais que o seu homem rotulado como cara bacana.

    Gostei muito do seu comentário, pois se foi essa a sensação que teve ao ler o post...espero que tenha ficado claro nessa resposta...que em momento algum, faço apologia ao canalha.

    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  5. ops...e tão pouco apologia ao cafajeste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei simplesmente o máximo ter meu comentário publicado aqui! Obrigada por conceder essa abertura. Ou por me colocar na fogueira, rs
    De qualquer forma, achei que o tópico seria mais ofensivo aos homens canalhas do que às mulheres.
    Antes de começar a me explicar: eu tbm jamais faria apologia a nada que resultasse na minha própria infelicidade.
    A minha única e despretensiosa intenção foi diferenciar aqueles que não têm escrúpulos ou limites. E continuo sem a menor vontade de massacrar os tais cafajestes. Cada um que leve a vida do seu jeito. Acho legítimo. Desde que não cometam estragos pelo caminho dos outros, principalmente. Lembrando que respeitar é diferente de concordar.
    E eu fiz questão de dizer que mulher não gosta de sofrer. Eu pelo menos, não gosto. Somente quis mostrar que existe diferença entre ser induzido ao erro e o auto-engano. E se auto-engana quem quer, e isso tbm não vou julgar pelo simples fato de não ser uma mera questão de ser trouxa ou esperta. Resumindo, o ponto principal é que se dar mal voluntariamente é mais justo, rsrs
    Aliás, poderiam ser citados 546 tipos de perfis diferentes de homens, que o cafajeste e o canalha seriam, respectivamente o penúltimo e o último da minha lista. INVARIAVELMENTE.
    Bjos!!
    A

    ResponderExcluir
  7. Ah, esqueci de comentar que ficou sensacional essa imagem do lobo em pele de cordeiro, rsrsrs
    Bjos!!
    A

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,

    aí é que mora a riqueza de escrever e comentar...todos, todos os comentários são bem vindos...

    A polêmica, a diferença de opinião é que nos faz crescer, pois faz refletir...

    Muito bem meninas...adorei...

    E A, se quiser me mande textos seus...no email do blog ...beijos

    ResponderExcluir
  9. Depois dizem que os homens são todos iguais. Não são, sempre há os piores. rs

    ResponderExcluir
  10. Ratinho o o o o o o o ! ! ! ! !

    Carlos Massa .

    ResponderExcluir
  11. Chorik essa sacada foi ótima...rs.. vivendo e aprendendo tb achava...

    rs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Opa, gostei da ideia, pode deixar que irei tentar enviar algo! E agradeço pela oportunidade, mesmo sem nem me conhecer. O seu texto de ontem: "Uma Simples Mulher", bem, isso eu não posso dizer, mas COMUM eu sei que vc não é! =]
    Nunca tive blog e gostei muito dessa experiência da interatividade, de compartilhar uma ideia com a abrangência de um blog. Muito legal!
    Ah, eu não tinha comentado, mas vc captou perfeitamente o ponto de vista do "Canalha x Cafajeste" e o defendeu muito bem! Adorei. É exatamente isso.
    Bjos!!
    AB

    ResponderExcluir
  13. hummm , já tenho uma pista dessa Anonima rsrsrs
    " AB " ... rrsrsr agora vc tah marcada kkkkkk
    ... parabens pelo assunto abordado , interessante.

    ResponderExcluir
  14. MC , hummm , tb desconfio d quem seja vc ... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante...rsss

    Não sei quem é nenhum dos dois...nem MC e nem AB

    :-(

    Sejam bem vindos...e aí? qual será nosso próximo assunto polêmico?

    bj

    ResponderExcluir
  16. Eu tbm gostaria mto de saber quem é MC, rsrsrs
    Mas qto à eu e vc, realmente nunca fomos apresentadas. Não nos conhecemos, de verdade.
    Bjos!!
    A B

    ResponderExcluir
  17. REALMENTE ESTE TEXTO CAUSOU! KKKKKKK
    MEU PONTO DE VISTA É CLARO, OS 4 TIPOS DE HOMENS EXISTEM, ISSO É FATO! MAS SE VAMOS SOFRER POR ALGUMA ATITUDE DE QUALQUER UM DELES, Q SEJA ENTAO!, É MELHOR SER REALISTA CONOSCO E FICAR COM O Q TE REALIZA, NAO IMPORTA A FORMA DE REALIZAÇAO E SIM ACEITAR Q VC GOSTA MUITO DO CARA E SE ACEITAR É MUITO IMPORTANTE NESTA HJ TB!, (MSM ELE TENDO UM MONTAO DE DEFEITOS) KKKKKKK
    BJS MENINAS! KKKKKK

    ResponderExcluir