domingo, 27 de fevereiro de 2011

CENSURA X LIBERDADE DE EXPRESSÃO - PARTE I

Olá,

Hoje eu gostaria de trazer uma situação que aconteceu comigo essa semana.

De saída, já explico que vou trazer o contexto, mas não darei nome aos bois.

Também já explico que não é nada pessoal ou direcionado, mas apenas quero expressar de forma melhor o que disse essa semana, pois fiquei com a sensação de que não me entenderam da forma certa.

Ainda, quero registrar que essa é a minha opinião e não só em relação ao objeto da conversa que travei com determinado amigo, mas sim em relação há várias situações semelhantes e que, não necessariamente, sejam relacionadas com “mulheres”. Eu explico lá na frente isso.

Não me considero uma feminista e não sou feminista, vale deixar dito aqui. Apenas acho que as coisas devem ter coerência e bom senso, mas vamos aos fatos.

Essa semana no twitter um amigo e eu trocamos algumas mensagens públicas. A conversa começou, pois respondi um comentário dele, vejam o comentário:

Se cancelarem a conta do “XXX” é porque o twitter já deu.

Não vou mencionar qual é a conta aqui por várias razões, principalmente, para mostrar que minha opinião não é nada direcionada a essa conta em si, em especial. Não vou mencionar também porque não farei campanha contra direcionada a essa conta. Não seria justo, com tanta coisa parecida, só malhar essa. Então vou fazer algo amplo, sobre tudo que é similar a conta em questão.

Também não citarei o nome, pois não usarei meu blog, para fazer mais propaganda dela. Simples assim. É bem verdade que a conta não precisa de propaganda, tem zilhões de seguidores, mas respeito demais esse espaço (prosas e risos) e muito mais todos que o acompanham e não acho que é algo que vai agregar.

Bom, qual seria a essência dessa conta? Ela se vende como conta de “humor”. Porém, é, em tese, escrita por homens, sempre sobre coisas relacionadas às mulheres.

Vejam, caso essa conta fosse de piada sobre negros, sobre gays, ou algo parecido, eu estaria dizendo as mesmas coisas. Não é porque sou mulher que isso me agride, profundamente.

Voltando, a conta tem piadas do tipo (notem que não vou reproduzir frases, vou adaptar e colocar a essência) e apenas algumas, infelizmente, pois do contrário não vão entender essa postagem:
  
  • Toda mulher é quase uma prostituta, só muda a forma de pagar.
  • Mulher boa é mulher de quatro;
  • Prima gostosa tem que comer. Passo o varão;
  • Mulherada feminista mal comida;
  • Mulher boa é pelada e em silêncio;
  • Homem que te ama é seu pai, nós só queremos a sua “B...TA.”; e
  • Mulher é parecida com restaurante, você come lá e depois vaza.


Bem, agora posso dizer qual foi a minha resposta ao meu amigo que achou absurdo quererem encerrar essa ilustre conta no twitter, com aproximadamente 50.000 (cinqüenta mil) seguidores.

Respondi: é ofensivo, pejorativo e de mal gosto. Não é humor inteligente, muito pelo contrário. Denigre as mulheres o tempo todo. Lixo puro.

Agora um pouco do teor (essência) do resto da conversa. Respostas do meu amigo ao comentário que fiz:

  • Simples, é só não seguir a conta;
  • Censura não é resposta. Calar o que incomoda é ditatorial; e
  • Me espanta uma advogada achar que censura é o mais correto.


Nisso entrou um outro amigo meu na conversa e disse que era um absurdo censura na internet. E nisso eles trocaram umas mensagens falando que eu sou retrógrada e ditadora.

Quero deixar claro que ambos são meus amigos mesmo e que a conversa foi super na boa e no final acabamos rindo e eles disseram que nem no meu cachorro eu mando (risos). Verdade é o Lillo que manda em mim, mesmooo. Ah, são pessoas inteligentes também. Apenas não compartilham da mesma opinião que eu.

Notem, jamais falei em censura. Só que não é porque é internet que é terra de ninguém. Para um deles eu liguei porque precisava de uma ajuda e comentando disso eu falei:

Escuta, se o CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária), fiscaliza televisão, jornal, enfim, todos os tipos de mídia, porque acha que não a internet?
Ele respondeu: Ah, essa Lei não deve se aplicar à internet.

Bom, se aplica sim pessoal. Todas as legislações existentes podem ser aplicadas para internet e são. A legislação dos direitos autorais, por exemplo, dentre tantas outras. 

A internet é apenas outra forma de mídia, de propaganda, publicidade e comunicação.

É bem verdade que a conta não é para fazer publicidade, mas por analogia, muita coisa se aplica.

O CONAR inclusive acompanha conteúdos da internet. Eu sei bem disso, pois em uma das minhas pós, eu escrevi sobre publicidade subliminar (abusiva) e fui visitar o CONAR.

Eles têm uma área só para acompanhar os conteúdos. Há os profissionais que acompanham todos os jornais/revistas, aqueles que assistem programações na TV, outros que acompanham os conteúdos na internet e por aí vai.

Em suma, não sou favorável a censura, não sou favorável a ditadura, não sou favorável que não exerçam o direito de liberdade de expressão, tão suado para se conquistar.

Só acho que determinadas coisas devem ser retiradas, porque não tem conteúdo, propaga a diferença e denigre.

A liberdade de expressão deve ser usada com responsabilidade. O meu direito vai até não esbarrar no direito alheio.

Inclusive, por essa razão, há tantas ações pleiteando danos morais, envolvendo essa questão.

Oras, sou totalmente favorável. Diga e escreva o que quiser. Só que seja macho para arcar com as responsabilidades civis e morais, decorrentes da sua liberdade de expressão.

Você pode ser livre e fazer o que quiser? Sim, mas responderá por excessos, responderá por denegrir, por caluniar, por difamar, responderá por várias coisas, dentro do nosso ordenamento jurídico.

Justo!!! Fale e escreva o que quiser, mas assuma as responsabilidades disso. Estou até admirada do Ministério Público não ter entrado ainda nessa briga.

A história da censura foi numa época em que as pessoas queriam manipular a massa (povo), super errado. Isso fala de algo muito maior, do que essa conta de quinta categoria, fala de cercear o direito do povo em várias coisas.

Vou escrever em outra postagem, a história da ditadura, da censura e da conquista da liberdade de expressão. Vou escrever, pois quem sabe passam a me entender. Censura foi e é outra coisa.

Aqui falo somente de que há limites.

Quem escreve tem responsabilidade. Ainda que você escreva mal e escreva lixos, é impossível você, por meio da escrita, não influenciar pessoas e idéias.

Desculpa, mas esse tipo de coisa não é o que espero que se propague no mundo. Quero coisas melhores para todos, para seus filhos, para os meus que se Deus quiser um dia virão, enfim.

É apenas a minha opinião.

Beijos e até o próximo post...



4 comentários:

  1. Ro , to totalmente de acordo com vc !

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm concordo. Acho muito válido o sue modo de pensar sobre o caso.

    Tenha uma boa noite e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. "Dificílimo acto é o de escrever, responsabilidade das maiores.(...)"
    -Saramago

    Concordo com vc:é ofensivo, pejorativo e de mal gosto!
    Pior que tudo isso é pensar nos milhares de seguidores... triste, triste saber que as pessoas optam por escolhas assim...triste!

    ResponderExcluir
  4. Aprendemos História para não repetirmos os mesmos erros do passado, certo? Certo.
    Sendo assim, sou contra a censura, que era uma das formas de coerção e de controle na época do Regime Militar no Brasil.
    Mas...ainda sob a ótica da História, o Nazismo nasceu, foi propagado e tomou as proporções catastróficas que teve pq foi alimentado por uma ideia. A ideia de que uma raça(não existe raça humana nem biologicamente) é superior. Não vou entrar em motivações geopolíticas, mas a essência era essa.
    Sou à favor da Democracia e da Liberdade de Expressão e me sinto muito privilegiada em viver em uma época e em um país que respeite o direito às diferenças, e zele por isso.
    Longe de mim querer parecer politicamente correta, o que eu acho de uma hipocrisia e idiotice sem tamnaho, mas esse tipo de humor que desqualifica e difama dessa forma determinado grupo é maléfico pq contamina aqueles que tem o senso crítico fraco, portanto, sem discernimento para filtrar aquilo que estão lendo.
    Por isso, não sei se estamos preparados para a anarquia total da liberdade de expressão ou de qqer outra, sem que isso resulte em consequências caóticas. Será que todos estão preparados para usar o bom senso, sem se deixar contaminar por qualquer tipo de ideia que de inocente e inofensiva não tem nada?
    Sei que pode ter sido um devaneio citar o exemplo do Nazismo, talvez até tenha sido exagero de minha parte, afinal o post se originou de "apenas" simples piadas machistas de baixíssimo nível. Mas se não houver limites, poderá ser sobre intolerâncias mais graves. Um dia já foi, sim sobre ideias antissemitas. E Hitler nem tinha nas mãos o poder da Internet.
    Bjos!!
    AB

    ResponderExcluir