segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nem mentiras e nem omissões, a simples verdade.

Olá,

Esses dias eu fui negociar um contrato para um amigo (compra e venda de imóvel). Ele estava com sérios problemas com a construtora e pediu minha ajuda.

Nem se tratou de um trabalho particular (por fora do meu trabalho), pois foi na amizade.

Fizemos a reunião e na medida em que minhas perguntas eram formuladas, as respostas eram nebulosas. Respostas rasas, vagas, sem fundamento e com omissões.

Bem, o fato é que saí de lá com uma grande reflexão: Diga a verdade, ainda que as conseqüências sejam certas, pois não tem coisa pior do que você está de boa fé e perceber que o outro lado, numa mesa de negociação, falta com a transparência e omite fatos. Não é leal.

É melhor a pior verdade do que a mais sutil omissão.

Complexo, né? Sim, mas explico. Acredito que há, no mínimo, uma coragem a ser respeitada quando a pessoa assume a verdade dos fatos. Mostra seriedade, lealdade e honra, pois fica claro para a outra parte que a pessoa está disposta a arcar com as conseqüências.

Em suma, pedi uma documentação ao fornecedor que ele disse ter (olhando nos meus olhos) e quando chegou no dia (prazo) que ele deveria entregar, ele disse que não tinha.

Acredito que em todas as circunstâncias da vida “A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. Isso é bíblico.



Enfim, cada um é cada um.

Beijos e até o próximo post...

4 comentários:

  1. Há uma música do Depeche Mode que se chama POLICY OF TRUTH. Nela há uma estrofe que diz assim: "Now you are stand there tongue tied, you better learn your lesson well, hide what you have to hide and tell what you have to tell".

    Acho que a pessoa a quem vc se referiu escutou muito essa música.

    Agora, do ponto de vista contratual, há algo muito legal que eu aprendi lendo contratos ingleses: sempre há exposição de motivos no preâmbulo do contrato, sempre há os "considerando que..." Isso permite que um julgador possa aplicar mais corretamente a lei diante da expressa vontade das partes ali anotadas, revelando a existência ou não de boa-fé.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Há pequenas mentiras que são perdoáveis? Omissões justificáveis? Sei lá. Nas relações pessoais dizer a verdade ou ser sincero demais pode magoar. Nas comerciais, entretanto, não sirvo para mentir, passo mal, suo, tenho dor de cabeça. Quando tem advogado no meio então...rs

    ResponderExcluir
  3. MARCOS, TUDO BEM?

    Na verdade a parte contratual até que se resolve, o fato era minha indignação com a capacidade de mentir...

    bj

    ResponderExcluir
  4. Chorik...

    pois é...bem interessante esse seu comentário...acho que vale uma postagem sobre ele...

    bj

    ResponderExcluir