terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por que escrevo?

Olá,

Por que escrevo?

Minha alma é inquieta e questionadora. Tenho alma de artista. Notem que ter a alma de artista é diferente de ser um artista.

Passei a ter necessidade de exteriorizar os meus pensamentos e/ou sentimentos. Muito mais do que isso, comecei a querer dividir com as pessoas o meu universo interior.

É gratificante escrever, pois na medida em que se escreve ,de uma forma ou de outra, tocamos as pessoas.

Por isso escrever, acima de tudo, é responsabilidade.


Quem escreve pode:

o   plantar uma idéia
o   remover uma idéia;
o   formar opiniões;
o   mudar opiniões;  
o   mudar atitudes; e
o   até algumas vidas.

Alguns escritores conseguem isso.




Quanto a mim, não tenho essa pretensão. Quero apenas trazer reflexões para vocês. Talvez as perguntas certas, tragam algumas respostas. Não definitivas, pois tudo muda o tempo todo.



Não posso deixar de mencionar a responsabilidade dos leitores. Nunca aceitem a verdade de ninguém. Busquem informações, opiniões diferentes e, a partir daí, façam seus juízos de valores. Ponderem, duvidem, busquem...

Minha melhor definição de mim, nos últimos tempos:

“Meus textos são frutos da minha alma inquieta. Minha inquietude é que me proporciona inspiração e criatividade.”


Clarice Lispector:

“Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."

"Eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade".


Beijos e até o próximo post...


11 comentários:

  1. Ro,
    Lindo post, compartilho disso com você, também penso assim. E Clarice Lispector consegue descrever não só a mim, mas o porque também escrevo, ela é fantástica.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Você escreve porque é complexa... porque teoriza tudo e precisa exteriorizar sua intensa atividade mental e afetiva para não "explodir"... porque você precisa extrapolar o "seu eu" e "tocar" as pessoas... porque é advogada... rsrsrs... você escreve porque é "divina e lindamente doida"!!!... E, por fim, para nos brindar com a sua inquietude altruísta!!!... Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Também não sou o que se pode chamar de artista eheh Mas a palavra é algo especial para mim... Escrita principalmente. Seus textos são ótimos e abrangentes, as vezes parece um pouco aqueles arquivos powerpoint que mandam por e-mail pq é bem didático e tem figuras hehehe Mas adoro as idéias expostas. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. No fundo, escrevemos para aliviar a alma!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me identifico muito com as definições da Clarice. Muito mesmo. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Mariana, Clarice é maravilhosa, pois é complexa...profunda...ela fala com propriedade sobre as coisas da alma...beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê querida...obrigada...

    Então, antes de fazer o blog conversei com uns amigos que tabalham com informática e fui orientada a escrever assim, pois segundo eles, ninguém tem tempo e as vezes paciência para ler textos longos...e que uma foto/imagem, em se tratando de internet vale mais que mil palavras...então tento variar no estilo de escrita....rs. beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Tamiris, acho que para aliviar a alma e também para alimentar a alma escrevemos...beijos

    ResponderExcluir
  9. Querido(a) anônimo...nossa, parece que você me conhece bem e há anos...tirando a parte de que sou divina e lindamente doida...risos ...vc me descreveu melhor do que eu mesma...

    Sou:

    -complexa;
    -tenho atividade mental intensa;
    -adoro tecer teorias;
    -escrever me alivia;
    - sou inquieta...

    Parabéns pela sensibilidade de ver as pessoas...

    AH...não escrevo pq sou advogada...SOU ADVOGADA PORQUE ESCREVO...rs

    obs: doida eu sou mesmo...rss
    beijos

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs aeee Doida srsrsrsrs

    ResponderExcluir