segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Qual é a sua palavra?

Olá,

Esses dias diversas situações me fizeram refletir sobre o real significado de algumas palavras.

Palavras como: 

1.     Crença;
2.     Convicção; 
3.     Opinião; 
4.     Fé;
5.     Religião; 
6.     Filosofia; 
7.     Dogma; 
8.     Doutrina;
9.     Ritual; 
10.  Culto;
11.  Ateísmo; 
12.  Cartesiano;
13.  Pragmatismo;
14.  Paradigma; 
15.  Princípios;
16.  Ideologia; 
17.  Espiritualista;  
18.  Metafísica;
19. Conceito; e
20. Contexto. 

Então, resolvi trazer o conceito dessas palavras para nossa reflexão. 



Vejam, é importante dizer que respeito todas as opiniões e essa postagem e as próximas que virão nessa linha, não tem relação com religião ou ao ateísmo. Essa postagem não é nem contra e nem a favor de nenhum. Tampouco é apologia para defender qualquer coisa.

Estou me explicando, pois há alguns temas (religião, futebol, política e gosto) que são complicadíssimos de abordar. Sabe aquela frase: Religião, futebol, política e gosto não se discutem? Há um fundo profundo de verdade nisso (risos).

Também não vou impor o que eu penso. Muito pelo contrário. Quando escrevo procuro trazer vários ângulos diferentes da mesma coisa e sempre jogo para reflexão, por entender que essa é a função de quem escreve. Quem escreve fomenta reflexões e/ou discussões sadias, eu disse, sadias, mas jamais impõe a própria opinião ou desrespeita opiniões alheias.


Uma vez clara essa minha posição, mas vamos à postagem de hoje.

Para simplificar, em um primeiro momento, vou trazer conceitos curtos e para aqueles que desejarem aprofundar, ao final dessa postagem, trago conceitos mais longos acerca das mesmas palavras.

Vamos lá então, o que significa: 

1.     Crença: Convicção íntima. Opinião firme. 
2.     Convicção: a certeza interna obtida por fatos ou razão que não deixam para pessoa (própria) lugar para dúvidas e objeções. 
3.     Opinião: Aquilo que se pensa sobre algo.
4.     Fé: (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme convicção de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação.
5.     Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") 
6.     Filosofia: (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia recorre apenas à razão para estabelecer certas teses e refutar outras. A filosofia não admite dogmas. 
7.     Dogmas são encontrados em muitas religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo, onde são considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa religião. 
8.     Doutrina: O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar,pedagógico, entre outros. 
9.     Ritual: prática habitual. Conjunto de atos e práticas. Nas minhas buscas, li em alguns dos significados que acabei não anotando que às vezes a mente para ser convencida de algo precisa de ritual. Fez sentido para mim. 
10.  Culto: Homenagem religiosa que se tributa a Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino. 
11.  Ateísmo: é a posição filosófica de que não existem deuses
12.   Cartesiano: espírito metódico e racional. 
13.  Pragmatismo: Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências - utilidade e sentido prático - como componentes vitais da verdade.
14. Paradigma:  Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
15. Princípios: Base, fundamento, origem. 
16.  Ideologia: conjunto de idéias. 
17. Espiritualista: é aplicado à filosofia como a aceitação da noção de infinito, Deus pessoal, imortalidade da alma, ou a imaterialidade do intelecto e da vontade. Menos obviamente, inclui crenças tais como forças cósmicas finitas ou mente universal, com a condição de que elas transcendam os limites da interpretação materialista vulgar. Difere de espiritismo. 
18.  Metafísica:A palavra metafísica é de origem grega onde Meta significa além e Physis significa Física. Metafísica é uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc). A metafísica busca também dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo. Outro campo de análise da Metafísica são as relações e interações dos seres humanos com o Universo.
19. Conceito: (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si") é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia. O termo é usado em várias áreas, na filosofia, nas ciências cognitivas, na informática.
20. Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem - lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.

De todas as palavras acima qual a palavra que toca mais o seu coração? Sem pensar muito. Qual seria? E porque?

Você discorda de algum conceito trazido?

Dê sua opinião.


Por hora é só. A idéia é trazer os conceitos para reflexão.

Beijos e até o próximo post...


Para ver os conceitos completos é só clicar em MAIS INFORMAÇÃO abaixo. 


Crença: Em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é uma condição psicológica que se define pela sensação de convicção relativa a uma determinada ideia a despeito de sua procedência ou possibilidade de verificação objetiva. Logo pode não ser fidedigna à realidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Pode também ser entendida como sinônimo de e, assim como qualquer manifestação de convicção, acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é ser convicto, e sendo a fé/crença uma forma de convicção, é impossível duvidar e crer ao mesmo tempo.

Apesar de linguisticamente consensual, a definição de tal expressão têm sofrido mudanças substanciais ao longo dos séculos tendo sido definida de formas diferentes em diferentes períodos, ora como convicção dissidente da razão, ora como convicção racionalmente fundada. Platão, iniciador da tradição epistemológica, opôs a crença (ou opinião - "doxa", em grego) ao conceito de conhecimento como modelo de explanação contrário às premissas relativistas sugeridas pelos sofistas que abordavam as crenças/opiniões e o conhecimento de forma indiscriminada reduzindo a verdade à conjectura de interesse individual. (Fonte Wikipédia)

Fé: (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme convicção de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

A como qualquer manifestação de convicção acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, sendo a fé uma forma de convicção, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituido, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismos ou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado. (Fonte Wikipédia)

Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural,[1] ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino.[2] Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana. (Fonte Wikipédia)

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais eestéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologiae da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisascientíficas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógicae outros métodos a priori.

Ao contrário da religião, que se estabelece entre outras coisas sobre textos sagrados e sobre a tradição, a filosofia recorre apenas à razão para estabelecer certas teses e refutar outras. Como já mencionado acima a filosofia não admite dogmas. (Fonte Wikipédia)

Dogmas são encontrados em muitas religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo, onde são considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa religião. (Fonte Wikipédia)

Doutrina:  O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar,pedagógico, entre outros. (Fonte Wikipédia)

Ritual: Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.  (Fonte Wikipédia)

Ritual: prática habitual. Conjunto de atos e práticas. http://pt.thefreedictionary.com

Culto: Homenagem religiosa que se tributa a Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino. (Fonte Dicionárioweb)

Culto: conjunto de práticas religiosas: (Fonte léxico)

Cartesiano: Relativo à doutrina de Descartes. Espírito cartesiano, espírito metódico e racional. (Fonte Wikipédia)

Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. (Fonte Wikipédia)
  
O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências - utilidade e sentido prático - como componentes vitais da verdade. (Fonte Wikipédia)

Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses,[1] ou que rejeita o conceito do teísmo.[2] Em uma concepção mais ampla, o ateísmo é definido como a simples ausência de crença em divindades.[3] (Fonte Wikipédia)

Princípio: (latim principium, -ii) s. m.
1. O primeiro impulso dado a uma coisa. ≠ fim
2. Acto! de principiar uma coisa. = começo, início ≠ fim
3. Origem.
4. Causa primária. = base, fundamento, origem
5. O que constitui a matéria.
6. O que entra na composição de algo. = componente
7. Opinião.
8. Frase que exprime uma conduta ou um tipo de comportamento. = lei, máxima, sentença
9. Aquilo que regula o comportamento ou a acção! de alguém; preceito moral. = lei, norma, regra
10. Frase ou raciocínio que é base de uma arte, de uma ciência ou de uma teoria.  (Fonte Dicionárioweb)


Princípio: (Sm) Um fonte ou origem, que a partir da qual procede qualquer coisa; substância fundamental ou energia; substância primordial; elemento definitivo, ou causa (Fonte Priberam)

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português), contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana. (Fonte Wikipédia)

Espiritualismo é aplicado à filosofia como a aceitação da noção de infinito, Deus pessoal, imortalidade da alma, ou a imaterialidade do intelecto e da vontade. Menos obviamente, inclui crenças tais como forças cósmicas finitas ou mente universal, com a condição de que elas transcendam os limites da interpretação materialista vulgar. (Britannica) http://www.ceismael.com.br/artigo/espiritualismo-e-espiritismo.htm

O espiritualista é um seguidor do espiritualismo, ou seja, doutrina que admite quer quanto aos fenômenos naturais, quer quanto aos valores morais, a independência e o primado do espírito em relação às condições materiais, afirmando que os primeiros constituem manifestações de forças anímicas ou vitais e os segundos, criações de um Ser Superior ou de um poder natural e eterno, inerente ao ser humano. O espiritualista é um "viajante celeste" com os pés no chão. Uma pessoa serena, segura intelectualmente e espiritualmente, deixando de lado qualquer tipo de julgamento, levando a vida da maneira mais serena possível. Os espiritualistas estão por toda a parte: os que são abertos a todas as religiões, ecologistas, estudiosos de filosofia, conscientes da preservação da natureza, dos animais etc. Monica Buonfiglio

Espiritualista é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. É o contrário dematerialismo, que só admite a matéria. (Fonte Wikipédia)

METAFÍSICA – A palavra metafísica deve a sua origem a uma denominação especial na classificação das obras de Aristóteles feita primeiro por Andrónico de Rodes. Como os livros que tratam da filosofia primeira foram colocados na edição das obras do Estagirita a seguir aos livros da física, chamou-se aos primeiros metafísica, isto é "os que estão detrás da física". 
Esta designação, cujo sentido primitivo parece ser puramente classificador, teve posteriormente um significado mais profundo, pois, com os estudos que são objecto da filosofia primeira, se constitui um saber que pretende penetrar no que está situado para além ou detrás do ser físico enquanto tal. 
Segundo o próprio Aristóteles, há uma ciência que estuda o ser enquanto ser. Essa ciência investiga os primeiros princípios e as principais causas. Merece, por isso, ser chamada filosofia primeira, diferente de qualquer filosofia segunda. Aquilo que é enquanto é, tem certos princípios, que são os axiomas, e estes aplicam-se a qualquer substância como substância e não a este ou àquele tipo de substância. 
http://forumpatria.com/filosofia-ciencias-sociais-e-psicologia/metafisica-(significado)/

Metafísica É um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como: O que é real? O que é natural? O que é sobre-natural? O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade. http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=metaf%EDsica

A palavra metafísica é de origem grega onde Meta significa além e Physis significa Física. Metafísica é uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc).
A metafísica busca também dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo. Outro campo de análise da Metafísica são as relações e interações dos seres humanos com o Universo. http://www.suapesquisa.com/o_que_e/metafisica.htm

17 comentários:

  1. Para que tudo acima faça sentido, e seja "amarrado", faltaram as palavras: "CONCEITO" e "CONTEXTO"...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Querido anônimo...ótima observação e já inclui ambas.

    Agora me diga, qual é a sua palavra???

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha(s) palavra(s) depende(m) do(s) conceito(s), e do(s) contexto(s)... rsrsrs... beijos...

    ResponderExcluir
  4. Você só pode ser advogado(a)...kkk

    Simplifica...simplifica...kkk

    Então, apegue-se apenas aos conceitos, pois eu não trouxe contextos.

    É algo para escolher com o coração, sem muita razão.

    Qual dessas palavras toca mais o seu coração?

    A sua verdade?


    Por esse ângulo, qual a palavra que toca mais seu coração dentro do seu contexto de vida e de valores?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Assim... de "bate-pronto"? numa única palavra? sem mais delongas... "CONTEXTO"!
    PRONTO, FALEI!... rsrsrs...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Isso é que é querer não comprometer kkkkk

    Ok, ok, me venceu pela criatividade da resposta.

    Resposta: leão da montanha (saída pela direita) ou snoop (em cima da casinha)...kkkkk

    Valeu...kkk

    Agora eu tenho certeza, você é ADVOGADO(A)...KKKKK

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. PORQUE "CONTEXTO" É A VIDA... É A PRÁTICA... É O EXERCÍCIO DO TEÓRICO... É O PARÂMETRO... É A REALIDADE... SÃO OS FATOS... É O PRÓPRIO CONTEXTO EM SI... É O CONTEMPORÂNEO E ATUAL, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!!!... É O LIMITE, E AO MESMO TEMPO O "LIBERTADOR"... O QUE ESTÁ FORA DE CONTEXTO SUCUMBE, AINDA QUE EM TESE, E/OU POTENCIALMENTE, SEJA CERTO!!!... O CONTEXTO INTERFERE DIRETAMENTE SOBRE TODAS AS OUTRAS PALAVRAS, E CONCEITOS, SEMPRE!!!... BEIJOS... DRA.

    ResponderExcluir
  8. Acho que sei quem você é, hein?

    Vou dizer algo que te relaciona e vc diz sim ou não.

    Direito do Consumidor...é sua paixão? Escreveu livros sobre o tema? rss

    Tô quente ou tô fria???

    Pela sua resposta suas palavras não seriam fé, nem religião.

    Você precisa de fatos, realidade e comprovações para escolher sua palavra. rssss

    Arrisco filosofia para você...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não.



    GE - LA - DA . . . rsrsrs...



    Nem tente... de novo você tentando me adivinhar... jamais saberás quem sou... acredite em mim! Sou anônimo mesmo! Será que você me conhece? Será que eu te conheço?

    Beijos, Doutora!

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia!
    Você quer saber quem sou? Se a sua resposta for "sim" te mandarei um e-mail com todos os meus comentários "anônimos" até hoje. OK?!...
    Se for "não"... continue tentando adivinhar... rsrsrs...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Ah eu quero sim...

    Prometo que não conto pra ninguém e você pode continuar anônima(o) aqui no blog...você escolhe um apelido fictício...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,

    sei que esse post ficou com muita informação, mas a idéia é essa, em um primeiro momento.

    Eu trouxe conceitos mesmo, sem nenhum contexto (fato concreto/situação).

    Nos próximos falaremos de cada uma dessas palavras, separadamente, pois todas são importantes para o contexto que se formará na medida que os próximos post forem publicados.

    Estou 11 (onze dias) em casa, até 03/01/2011, então tenho tempo de sobra para criar e escrever, meu passa tempo preferido dos últimos tempos.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  13. Você???

    Está parecendo novela que o assassino aparece na cena, mas só a vítima sabe quem é...só ela vê...kkk

    Bom, então a partir de hoje assine com Super Homem, já que esse seria seu super herói.

    Continue escrevendo, pois seus comentários são muito ricos para o blog.


    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ok!!!... te mandei um e-mail... antes de ler este post... portanto, não assinarei "Anônimo Xis"... assinarei como "Super Homem", ok?!... segredo nosso, só revelado a uma "Mulher Maravilha"... rsrsrs... Beijos... bjs...

    ResponderExcluir
  15. Hoje teria como comentário o seguinte:

    Crença: idéia profundamente enraizada, formada a partir do processo de socialização ou “domesticação”.
    Opinião: aquilo que se pensa sobre algo, baseado no sistema pessoal de crenças.
    Dogmas: idéias limitantes formadas no sistema de crenças de um meio social, nivelando todos os indivíduos numa mesma linha de pensamento.
    Doutrina: conjunto de princípios para um grupo social, também extremamente limitantes, determinados na socialização-domesticação.


    E hoje a minha palavra mais importante não é nenhuma destas. Mas, sim a palavra LIBERDADE.
    Liberdade Pessoal, liberdade de ser eu mesma, destruindo pouco a pouco a limitação imposta por tantos anos de domesticação para estar nesta sociedade...
    Parece meio anarquista?
    Pode ser que sim, em princípio, mas sinto que o respeito e a responsabilidade por mim mesma é que vai construindo o novo ser LIVRE e muito mais harmonioso consigo e com tudo que me cerca.
    E este ser não tem medo de ser feliz, não tem medo de dizer não, não tem medo de amar, e pode sentir e viver, alegremente, a Grande Teia de vida ao seu redor.

    Excelente postagem, minha amiga, é preciso começar a fazer as pessoas refletirem realmente!
    bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Bia...

    Só quanto à crença que faço um complemento, na minha percepção e ela pode estar equivocada, a crença também pode ser interna pessoal e não necessariamente formada de um processo de socialização, como sua crença na Liberdade.

    Opinião e crença, na minha percepção meio que se confundem.

    Ótimas palavras para aprofundar a reflexão.

    Com relação às demais palavras, concordo com você, é o que eu penso 100%

    Ah ...liberdade, ah tão sonhada liberdade...

    Pensamos que somos livres, porque adquirimos alguma independência, mas não somos, pois estamos presos ao sistema, à sociedade e, principalmente, em nossas crenças pessoais internas e mais ainda as inconscientes. Acredito que vencer as últimas requer mais esforço ainda...

    Porém, sou otimista, como você acredito que podemos alcançar uma LIBERDADE que de fato seja LIBERTADORA e é um exercício diário...

    A domesticação começa na educação e não digo só educação familiar. Como disse minha terapeuta, o sistema educacional atual é castrador do espírito e da criatividade humana.

    Tem uma banda que eu não sou fã, mas tem duas músicas deles que adoro, uma delas é a que coloco abaixo um refrão.

    Olhe vá em frente
    Não se esqueça
    Liberdade dentro da cabeça
    E a cabeça fora do que há
    De mal prá você...
    (Natiruts)

    É o que eu penso, essa é a maior liberdade...é a nossa mente que temos que libertar...

    Seu comentário foi muito profundo e inteligente, assim como todos os seus textos no seu blog.

    Se permitir quando for falar de crença, gostaria de citar o histórico nessa nossa troca.

    Olha o link abaixo, tem o vídeo do lado da letra toda.
    http://letras.terra.com.br/natiruts/47598/

    Ah, pensamentos e atitudes anarquistas e revolucionárias muitas vezes são essenciais. Eu tenho vários pensamentos nessa linha...kkk

    Beijos ...beijos...beijos...

    ResponderExcluir
  17. Minha querida amiga,
    Tudo o que nossa mente deseja e trabalha com afinco é possível.
    Nesta realidade que vivemos tudo é muito limitante ainda, porém há muitas outras realidades para explorarmos e sermos felizes e livres...
    Se você leu os meus últimos posts no blog, é àquele tipo de trabalho que me refiro, e a criar estas novas realidades aqui, como os sábios Toltecas. Venho conseguindo aos poucos viver aqueles passos e tirar camada por camada as limitações de minha domesticação. (Sua terapeuta foi muito sábia nas palavras, é na criatividade e no espírito que reside a verdadeira LIBERDADE).

    Fique a vontade para usar nossas conversas ou qualquer outro conteúdo que achar relevante para você ou seus leitores, é na troca e na reflexão que crescemos e nos encontramos pouco a pouco.

    Adorei suas colocações, sempre a considerei muito inteligente, e como disse anteriormente, também surgiu, aí dentro, uma mulher madura maravilhosa.

    Obrigada pelas palavras gentis.

    Bj

    ResponderExcluir