quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ser ou não ser? CERTO X ERRADO - RUIM X BOM

Oi,

Hoje em uma conversa com um grupo de pessoas fizeram uma colocação que repasso agora para vocês, vejam:

  • CERTO – ERRADO
  • BOM – RUIM


Exatamente, essas palavras foram colocadas no bate papo juntamente às seguintes perguntas, a saber:

  • O que não é certo é obrigatoriamente errado?
  • O que não é errado é obrigatoriamente certo?
  • O que não é bom é obrigatoriamente ruim?
  • O que não é ruim é obrigatoriamente bom?

Notem que as questões acima esbarram em questões filosóficas, em outras tantas sobre ética e valores.


Na seqüência vieram os exemplos, vejam só:

  • Uma pessoa que rouba R$ 1000,00 (mil reais) é obrigatoriamente uma pessoa ruim?
  • Uma pessoa que já matou alguém, mas que está passando na rua e socorre um estranho, arcando inclusive com as despesas médicas de R$ 1000,00 (mil reais) do próprio bolso, é uma pessoa boa?

Bem, para todas as perguntas eu responderia, não necessariamente.

O que será que define o certo, o errado, o bom e o ruim?

Vou continuar pensado daqui. Pensem daí.

Beijos e até o próximo... 

7 comentários:

  1. hummmmmmmm ... ai vc me deixa numa situação complicada ... rsrsrsr ... tb vou pensar ... e ai te digo ... rsrsrs ... hummmmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. "Todas as coisas me são permitidas, mas nem tudo me convém".

    ResponderExcluir
  3. 1º) Um amigo, e irmão meu, me disse que, na época da virada de ano judeu, entre outras peculiaridades, eles pedem para que o ano novo seja “doce”, por ser agradável ao “paladar”... isto porque, eles entendem que, aconteça o que acontecer com você, “bom” ou “ruim”, será sempre “bom”... ou seja, tudo contribui para seu engrandecimento e crescimento pessoal, para a sua melhora como ser humano, para a sua evolução espiritual... todavia, nem sempre o que é “bom” é “doce”... podendo até mesmo parecer, num primeiro momento, “ruim”... ou seja, que a vida nos seja ofertada de maneira “boa e doce”.

    2º) Em direito, desde cedo, aprendemos que: nem tudo que é moral, é lícito; nem tudo que é ilícito, é imoral; moral e licitude deveriam andar juntas... mas nem sempre isto acontece! Daí, o próprio conceito de “Justiça” é relativo... e tudo isso “junto, misturado, e enrolado”, varia conforme a época, a localidade, o uso e costume, a cultura, o povo, o contexto... portanto, o certo e o errado, se confundem, se ajudam, e se atrapalham... isso, ainda, sem falar do certo e do errado, sob a ótica da religião, da política, da arte, etc.

    Em suma, esta visão maniqueísta do “bom” e/ou “ruim”, “certo” e/ou “errado”, “feio” e/ou “bonito”... é total perda de tempo... TUDO DEPENDE!!!... TUDO É CONCEITUAL!!!... TUDO É RELATIVO!!!... E DEVERÁ SER CONTEXTUALIZADO ANTES DE SER “JULGADO”!!!...

    O que é hoje, amanhã poderá não ser mais... e vice-versa!!!... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo (virada do ano judeu) rs, só para identificá-lo...rss..Penso que você tb fez comentários no post dos opostos ou semelhantes se atraem. Tô certa? Seus comentários são muito legais. Quem é você? Conta pelo menos para dona ou dono rsss do blog vai? beijos

    ResponderExcluir
  5. Nã...nã... ni... nã... não... rsrsrs... já fiz "alguns" comentários... desafio vc a tentar me identificar... acho q darei boas risadas... e q vc não chegará nem perto... hehehe... aliás, será q vc me conhece? será q eu te conheço? será q nos conhecemos? será? beijos pra vc tb!!!...

    ResponderExcluir
  6. Vou denominar você como "X", pois você não é a única pessoa que escreve anônimo.

    Então, alguns anônimos eu sei quem são. Outros não sei, mas já consigo identificar, pelo estilo de comentário, quando é a mesma pessoa comentando.

    No seu caso, certeza que escreveu no post dos opostos ou semelhantes se atraem.

    Eu tenho fortes candidatos ao posto de anônimo X , mas confesso que tenho 99% de certeza de quem seja você.

    Você me conhece sim, mas talvez faça um bom tempo que não nos vemos e não nos falamos.

    Você com certeza (100%) é advogada(o). O que dificultaria um pouco a minha suspeita de quem é você , pois conheço muitas pessoas formadas em direito. Só que como disse eu sei quem és....tu.

    Mudando de assunto, fique a vontade para fazer suas críticas, sugestões, me ajude indicando temas para que eu desenvolva.

    E mais adiante, quando se identificar, seria uma honra postar textos seus no meu blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sr(a). "Pronto, Falei!"... Se vc tem tanta certeza de quem eu sou... se é que nos conhecemos, arrisque... estou te desafiando... faça, diga, escreva, algo, que realmente me identifique... e que somente eu (ou vc) saiba(mos)! Beijos.

    ResponderExcluir